Publicado em 21/07/2022 às 10h18

SEMANA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA: 1ª VARA DA COMARCA DE SALVADOR REALIZA 28 AUDIÊNCIAS E PROPORCIONA MOMENTO LÚDICO

Onze a 15 de julho. Esse foi o período da 1ª Semana Estadual da Infância e da Adolescência, instituída pelo Poder Judiciário da Bahia (PJBA), para que Varas e Comarcas priorizem os processos dessa competência, intensifiquem às atividades lúdicas, atualizem o Sistema Nacional de Adoção (SNA), entre outras. Foi com essa sintonia, que a 1ª Vara da Infância e Juventude de Salvador realizou uma confraternização para celebrar os feitos. 

Na ocasião, ocorrida na quarta-feira (13), uma pretendente, devidamente habilitada, recebeu, pelas mãos do Titular da 1ª Vara da Infância e Juventude de Salvador, Juiz Walter Ribeiro, o Termo de Guarda Definitiva. “Aproveitando a Semana da Criança, estamos aqui, hoje, confraternizando e fazendo a entrega do Termo de Responsabilidade para essa guardiã, mãe”, disse o Magistrado, carinhosamente. Ele ressaltou, ainda, ser essa uma das formas de materializar o direito da criança e do adolescente. 

Durante a celebração, o trabalho feito pelos acolhidos da instituição Lar da Criança foi apresentado.  Inspirado na poesia “O Direito das crianças” da artista Ruth Rocha, os artistas mirins coloriram telas com desenhos relacionados aos temas da proteção; alimentação; educação e moradia. Cartazes e desenhos também foram produzidos pelas crianças da Organização do Auxílio Fraterno (OAF). Outro momento especial foi a apresentação da música “Asa Branca” ao som de um violino. O executor foi um acolhido e integrante do Projeto Neojiba de Inclusão social pela Música.  

Como parte dos esforços empenhados nessa semana, a 1ª Vara da Infância e Juventude conseguiu, das 40 audiências estabelecidas como meta, realizar 28. Doze foram remarcadas. Servidores e Magistrados da referida unidade também seguem atualizando o SNA, em conformidade com o Ato Conjunto n. 12. A ação comemora os 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), celebrado no dia 13 de julho. 

Descrição da imagem: sala da 1ª Vara da Infância e Juventude decorada. Uma mesa com telas pintadas e um mural acima [fim da descrição]. 

#Pracegover #Pratodosverem