Publicado em 21/07/2022 às 10h21

VIOLINOS ENCANTADOS: CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPAM DE PROJETO MUSICAL EM CATU E POJUCA

Ao som de violinos, violas e um coral de vozes emocionadas pela música, lançou-se, no sábado (16), o projeto Violinos Encantados, que contempla 120 crianças e adolescentes das Comarcas de Catu e Pojuca. O evento é fruto de uma parceria firmada entre magistrados do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), a Companhia de Ferro Ligas da Bahia (Ferbasa) e o Violinista, Educador Musical e Graduando em Psicologia, Ulysses Leal.  

A apresentação ocorreu em duas partes: às 9h30, ocorreu a apresentação da turma de Pojuca, na Sala de Audiência do Fórum de Pojuca; e às 14h, ocorreu a apresentação da turma de Catu, no Clube Cepe em Catu. O programa é patrocinado pela Ferbasa, sediada no Município de Pojuca.   

Violinos Encantados visa a inclusão de crianças e adolescentes de várias camadas sociais, com ou sem ligação com a Justiça, indistintamente. Consiste num projeto de educação musical e aulas de violino, viola clássica e coral, que são ministradas pelo Professor Ulysses Leal uma vez por semana nos salões do Júri de cada Comarca, nos períodos matutino e vespertino, assim como na sede da Associação de Acolhimento de Crianças e Adolescentes São Lourenço.  

A iniciativa conta com o apoio ávido da Magistrada Débora Magda Peres Moreira, da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Catu. “A melhora da autoestima das crianças é visível. Vários pais e mães comentam sobre a empolgação e dedicação dos filhos no aprendizado de algo tão valioso para eles. A experiência tem evidenciado a aproximação lúdica da comunidade com o Poder Judiciário, humanizando o ambiente do Fórum, trazendo a alegria e a energia contagiante dos sorrisos das crianças nos salões do Júri, nos dias de aula”, ressalta a Magistrada. 

Ulysses Leal destaca que, além do trabalho técnico do instrumento no formato lúdico, as aulas proporcionam ao aluno a socialização com os demais jovens de sua faixa etária, gerando assim amizade, respeito as diferenças, cooperação e demais ações que geram a cidadania. 

“É surpreendente observar um novo ânimo na rotina dos alunos, gerando inclusive uma relação mais próxima com as famílias que passaram a participar de forma ativa na vida musical de seus filhos. A música traz um conforto e uma segurança psicológica, ajudando as crianças a vencerem os desafios diários a elas impostos, preparando-as para uma vida em sociedade e ajudando inclusive no desenvolvimento da cognição”, defende o Professor Ulysses Leal. 

 

Descrição da imagem: alunos do projeto Violinos Encantados reunidos com seus instrumentos [fim da descrição].   

#pratodosverem #pracegover