Ações

 

A Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), em busca de atender as demandas das Varas com competência na matéria de infância e juventude, no que tange a realização de curso obrigatório para pretendentes em processo de habilitação para adoção, de acordo com o  preconizado pela Lei 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente, tem oferecido desde novembro de 2020 o curso on-line de preparação à adoção “Nasce Uma Família”. Esta é uma inovadora ação educacional em parceria com a universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia (Unicorp).

 

O  ensino à distância possibilita que o pretendente participe do curso do local que se encontra, sem necessidade de deslocamento e de acordo com sua disponibilidade. A capacitação, composta de 40h/aula, foi elaborada pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul e gentilmente cedida ao TJBA, através de um termo de compromisso. A tutoria é realizada por profissionais da equipe técnica da CIJ. 

 

Ao longo desse período, já foram oferecidas 985 vagas, distribuídas entre as Comarcas demandantes, estando com a 7ª edição em andamento (181 vagas). Periodicamente, a CIJ envia ao e-mail das Varas com competência nessa seara as orientações para inscrições de pretendentes.

 

Está prevista para ocorrer uma próxima edição do curso em setembro de 2022.

 

 

Conheça o nosso conteúdo programático:

 

Ambientação e abertura do curso

Módulo 1: Aspectos Jurídicos da Adoção

Módulo 2: Aspectos Gerais da Adoção – Avaliações Psicológicas e Sociais

Módulo 3: Desenvolvimento Infantil e Aspectos Médico/Fisiológico 

Módulo 4:Adotamos! E agora?